04/01/2018

Os Macacos da neve de Jigokudani Park



No parque Jigokudani Yaen Koen, um parque localizado no centro do Japão, no vale do rio Yokoyu , na cidade de Yamanouchi, vive uma comunidade de macacos japoneses - Nihon-zaru (Macaca fuscata), mais comumente referidos como macacos da neve.


Foto: tripideas.org-snow_Photo credit_Craig Anderson

Foto:www.clevernettle.com

Foto: wikipedia_yosemite


Cercado por penhascos íngremes e florestas a uma altitute de cerca de 850 metros este parque fica coberto de neve durante quatro meses por ano. As pessoas antigas chamavam a este vale "Jigokudani", o que significa "Vale do Inferno", devido ao vapor e às bolhas de água a ferver que saem de pequenas fendas no solo congelado.


Foto:www.Flickr.com_Eugene Nikiforov

Foto: Vimeo.Com

 
Foto: www.merledress


Os macacos da neve acostumaram-se durante o período de inverno e primavera, a descer das escarpas íngremes e das florestas para se sentar, nadar e brincar nas nascentes de águas quentes, retornando à noite para a segurança das florestas. Nos meses mais quentes eles alimentam-se e vagueam por outras partes do parque nacional. Desde a criação do Jigokudani Yaen-Koen, em 1964, este local tem sido visitado para assistir de perto aos macacos a tomar banho nas águas termais.


Foto: www.fotopedia.com_flickr_David_Mckelvey

Foto: www.okaeri-ch.com

Foto: www.topdealshotel.com


Estes animais são capazes de sobreviver a temperaturas abaixo de -15 ° C. Os seus corpos são cobertos por pêlos marrom-acinzentado, e a pele dos seus rostos, mãos e parte inferior é vermelha. Os machos atingem a maturidade sexual por volta dos 5-6 anos, as fêmeas em torno de 4 5 anos. As fêmeas têm um período de gravidez de cerca de 180 dias e dão à luz de dois em dois anos, um só bebê que nasce na primavera. Uma fêmea tem cerca de 10 bebês em toda a sua vida. A duração média de vida é de 25-30 anos.


Foto: www.pixechrome.com

Foto: www.geo.de

São onívoros, a sua alimentação incuí mais de 213 espécies de plantas, frutas, ervas, folhas maduras sementes caídas e insectos. As suas dietas variam sazonalmente alimentando-se mais de frutas no verão e ervas no inverno. Os macacos japonêses são animais diurnos. Começam a sua atividade no início da manhã e passam o seu tempo a alimentar-se, comunicar entre si e a descansar.


Foto: wikipedia_Tony_Hisgett


O tomar banho nas águas termais é apenas uma parte da sua vida diária. Alguns macacos não gostam de tomar banho. Comer e ter comunicação com outros macacos é mais importante para eles do que tomar banho. Em dias de inverno, com muito frio e neve, alguns macasos entram nas águas quentes e chegam quase a cair no sono ficando na "banheira" durante algumas horas.


Foto: 1ms.net

Foto: wikimapia.org

Foto: tumblr_mets


Vivem em sociedades matriarcais, ficando as fêmeas nos seus grupos natais durante toda a vida, enquanto os machos enquanto jovens, podem entrar e sair de qualquer grupo. Os grupos são compostos por machos e femeas, tendo os machos uma hierarquia superior, existindo um macho dominante (posição alfa). Nas fêmeas também existem hierarquias dependendo a sua posição no grupo da descendência da sua progenitora. Linhas matriarcais de nível superior têm uma maior coesão social. Relações fortes com fêmeas dominantes podem permitir que os machos dominantes mantenham a sua posição.


Foto: tripideas.org_Photo credit Marc Veraart

Foto: www.whatsonningbo.com

No ambiente frio e hostil do inverno o parque Jigokudani é um paraíso para estes belos animais.
 
Site Oficial : Jigokudani-yaenkoen


Foto:www.tumblr.com


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.japaoemfoco.com; http://hypescience.com/; http://www.jigokudani-yaenkoen.co.jp/english/html/top_e.htm; www.clevernettle.com; www.whatsonningbo.com; tripideas.org; wikimapia.org; 1ms.net; www.geo.de; www.pixechrome.com; www.Flickr.com; www.merledress; Vimeo.Com; www.okaeri-ch.com; www.topdealshotel.com; www.fotopedia.com; outros net;



Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo